Meu filho de 5 anos recebeu uma doação/herança e estou na dúvida como declarar.
Ele consta como meu dependente na minha declaração de IR.
O valor inicialmente foi transferido para um conta em um banco em nome dele e posteriormente abri uma conta em uma corretora (também em nome dele).
Com o valor montei uma carteira de FIIs.
Como devo declarar?
Estou pensando em fazer da seguinte maneira. Por favor, me corrijam caso algo esteja errado.
1 - Ele será informado como meu dependente na minha declaração.
2 - Informarei a valor da doação - item 14 - Transferência Patrimoniais - Doações e heranças (beneficiário: Dependente)
3 - Todos os rendimentos gerados pelo FIIs em 2018, serão declarados como Rend. Isento e não tributável (beneficiário: Dependente)
4 - Em bens e direitos informarei os FIIs que estão na custódia dele.
Como separar em bens e direitos os ativos dele dos meus? Também possuo uma carteira de FIIs.
Eu preciso realmente informar os bens dele na minha declaração? Caso eu não declare a doação/rendimentos/bens que ele recebeu em minha declaração, posso ter algum problema?
Esta ficando muito trabalhoso realizar a declaração. Lançar cada um dos meus FIIs já é trabalhoso, agora terei o dobro do trabalho.
Algum problema se lançar o total investido nos FIIs (dependente) em uma unica linha junto informando o CNPJ da corretora?
Obrigado!