Pessoal,
Aprendi que se deve, anualmente, rever os percentuais alocados a cada empresa no BS, especialmente após a publicação dos balanços, o que acontece por volta de abril.
O que eu não entendi é quais são os critérios para atribuição dos percentuais em cada empresa. Eu sei que há os que defendem que se deve colocar um percentual igual para todos os ativos. Por ex, se tem 10 empresas, coloca 10 % pra cada uma.
Mas eu não sigo essa ideia e estou considerando os que pensam como eu e querem atribuir percentuais diferentes.
Portanto, a pergunta é: quais são os critérios de alocação? As empresas que, depois que estudou e gosta mais, teriam um peso maior? As empresas que você considera mais arriscadas e as que considera menos arriscadas, teriam respectivamente pesos maiores e menores? As que acha que vão dar mais retorno no longo prazo e as que acha que vão dar menos, idem? Ou tudo isso é besteira e tanto faz, tira no cara e coroa e coloca qualquer percentual?
Gostaria de saber se tem um método correto de fazer ou não e como a galera costuma fazer.
Obrigado desde já e abraços.