A aba de imposto de renda no BS ficou fantástica. Ajudou muito na declaração deste ano. Por acaso, eu cronometrei o tempo do ano passado e neste, e até agora (sem retificação), reduzi pela metade o tempo perdido na minha vida:
- IRPF 2018 = 8h50min até preencher todas as guias e enviar
- IRPF 2018 = 4h15min pra fazer a mesma coisa (52% de redução)
Conforme fui utilizando a ferramenta, fui anotando algumas possíveis otimizações e melhorias, para que o processo fique ainda mais rápido no ano que vem:
1) Deixar marcada a linha que eu copiei quando clicar
Existem dezenas de campos que precisam ser copiados do BS para o programa, e meu processo aqui é dar um clique de um lado e CTRL+V do outro repetidamente. Numa dessas, eu errei o valor copiado. Copiei da linha de baixo em vez da linha correta. Peguei o erro fazendo uma revisão. Imagino que se quando eu clicasse para copiar qualquer dado (por exemplo o CNPJ), a linha inteira ficasse destacada com uma cor, ou em negrito. Assim, quando eu copiar os outros campos (valor / descrição / etc), eu não copiar acidentalmente a linha errada.
2) Podia ter um checklist para ir marcado o que eu já passei para o programa e o que ainda falta copiar e colar.
Costumo fazer o IR em vários dias/momentos diferentes. Se houvesse um cheklist (linha a linha) para eu ir ticando o que eu já passei pro programa e o que ainda falta, me ajudaria a continuar exatamente de onde parei sempre que eu fizer uma pausa. Também ajuda a não se perder em passar todos os dados de uma aba para o programa sem esquecer de nenhum dos itens. Nem sempre sigo a ordem do BS. Às vezes é mais fácil ir editando os lançamentos que já constam no programa, e só atualizar os valores conforme o BS. O checklist é ainda mais útil se for realizado este procedimento.
3) Aparentemente um Bug:
Na aba RENDIMENTOS > RENDIMENTOS SUJEITOS À TRIBUTAÇÃO EXCLUSIVA
A função de copiar com 1 clique não está funcionando para os valores desta tabela. Aqui todos eram rendimentos do tipo CÓDIGO 10. O valor aparece mas como texto simples. Para copiar tive que selecionar e dar o CTRL+C.
4) Não sei se é problema ou eu que não sei fazer a declaração corretamente:
Estas duas abas estão com linhas repetidas. São referentes aos mesmos lançamentos:
- Aba RENDIMENTOS > CRÉDITOS EM TRÂNSITO
- Aba BENS E DIREITOS> CÓDIGO 99: Outros bens e direitos
Os lançamentos se referem do direito de crédito contra pessoa jurídica, e pelo que eu entendo devem ser delcarados apenas na aba BENS e DIREITOS. Não há necessidade de aparerem na aba de RENDIMENTOS.
5) Aparentemente um Bug:
Na aba RENDIMENTOS > RENDIMENTOS ISENTOS E NÃO TRIBUTÁVEIS, os itens com código 18 (bonificação em ações) constam sem valor, apenas com informações da data e link para o comunicado.
Isto é uma falha ou ocorre por que ainda não é possível detectar os eventos de bonificação automaticamente?
6) Prejuízo a compensar
Na aba RENDA VARIÁVEL > Mercado à Vista - Ações
Eu possui prejuízo a compensar de tempos antigos (da minha época de trader sardinha), antes de conhecer a baster.com. Logo, o meu controle pessoal diverge do valor informado no BS já que eu não usava o lançamento de movimentações no BS antes de 2013 para controlar os trades. Aliás, acho que isto não existia.
A sugestão aqui é que tenha uma opção de lançar um valor como prejuízo acumulado dos anos anteriores ao primeiro lançamento do BS. Desta forma, constaria o valor correto, mas eu não precisaria vasculhar todo meu histórico de trades e lançá-los no sistema.