8 IR sobre doações para residente no exterior comentada em 24/03/2019 08:16 Imposto de Renda PMHM em 21/03/19 18:47 comentada em 24/03/2019 08:16 Olá amigos!Um post com um tema parecido foi postado na área de investimentos no exterior (link para o post original, mais abaixo), mas a questão têm mais a ver com IR do que investimentos no exterior. Por isso estou recolocando o questionamento aqui.A cada 2 ou 3 meses, tenho enviado algumas remessas para um parente que está morando no exterior, para ajudar com suas despesas. O parente não é meu dependente. Tenho feito a transferência via TransferWise.Acontece que aparentemente a Receita Federal mudou o entendimento sobre doações para residentes no exterior, e agora este tipo de remessa estaria sujeito à retenção de imposto de renda na fonte, 25% se o destino é paraíso fiscal, 15% para outro países.Este novo entendimento tem a ver com a resposta à uma consulta:http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?visao=anotado&idAto=97808Aos colegas com mais experiência: uma vez que este entendimento foi publicado, é necessário começar a pagar imposto já na próxima remessa? Como seria feito este pagamento? Via DARF, com algum código específico?Para referência, o post na área de investimento no exterior é:taxação de remessas p exterior - Investimentos no Exterior - Bastter.com