Rapaziada, gostaria de tirar uma dúvida com vocês. Serei breve na medida do possível.
Fiz uma viagem ao exterior recentemente e lá encontrei um produto interessante. Acabei comprando um. Depois me surgiu a curiosidade sobre viabilidade de produção do mesmo no brasil. Fiz uma pesquisa simples e encontrei poucos produtos semelhantes a venda aqui. Encontrei um site que vendia algo bem parecido, mas acredito que eles importam o produto pronto (o site afirma que vende produtos importados).
Já pesquise, e a ainda não encontrei nenhum local vendendo o produto da mesma marca que comprei.
Minha ideia é inicial é fazer algo como um MVP (Minimum viable product), se o produto for aceito, começarei a tentar diferenciar do original, aplicando a ideia a outros produtos.
Minha dúvida é: haveria alguma implicação jurídica (patente) caso eu começasse a produzir esse produto aqui? o modelo não seria exatamente igual, mas seria bem parecido. Tem alguma forma de saber se já há patente do produto aqui? Devo registar, caso ainda não haja?
O produto é um artigo de "moda", de utilidade, nada muito complicado de se produzir. Eu sei que os chineses com certeza conseguem produzir muito mais barato, mas seria uma forma de começar a iniciar um negócio.
Ainda estou na fase de pesquisa de viabilidade econômica de produção. Mas caso haja tal viabilidade, deveria registrar a patente do processo/produto? alguém sabe me explicar.
aceito recomendações de leituras sobre o assunto.