Oi, pessoal, tudo bom?
Estou começando a estudar mais a fundo as opções de investimento no exterior, e tenho gostado de analisar as empresas para montar a carteira objetivo. No entanto, empresas de outros mercados - Europa, Ásia, etc. - não são acessíveis diretamente, sendo necessário comprar ADRs. Só que nem todas as empresas boas desses mercados têm ADRs nos EUA, pelo que entendo. Então, tenho duas perguntas:
1) Sei que há críticas sobre o uso de ETFs aqui na Bastter, mas nesse caso específico de mercados pouco acessíveis (principalmente Ásia), será que não valeria a pena estudá-las, para ver se teriam valor em lugar de ADRs de (poucas) empresas específicas? Assim se poderia ter um panorama mais sistêmico desses mercados na falta da presença direta neles. Ou seria complicado demais? A aba de ETFs em "Investimentos no Exterior" tem poucas opções, e a maioria é listada na Bolsa de SP, o que não é investimento no exterior em si.
2) No Bastter System, há a aba "BDRs", mas não existe uma aba específica para ADRs. Me parece fazer sentido separar as "stocks" americanas das ADRs, porque, apesar de ambas estarem listadas nos EUA, a análise das ADRs incorpora fatores externos aos EUA... além disso, nos quadros das empresas listadas como ADR, os valores aparecem apenas em USD; não faria sentido disponibilizar também valores em moedas locais (caso isso seja possível de alguma maneira)?
Desculpa se as perguntas forem muito principiantes, mas foram dúvidas que me apareceram depois de ler o livro do Huoya e de começar a olhar as empresas por aqui. Obrigado e abraço!