Ontem fui jantar com 5 amigos. 2 deles são servidores públicos. De repente, um deles perguntou ao outro?
- Você migrou para o regime de previdência complementar?
- Não. Eu não confio no ONREVOG. Se me oferecem não é bom pra mim. (não confia no ONREVOG e vai ficar até a aposentadoria confiando? Pensei...)
- Eu migrei. Vou deixar de pagar um valor e comprar todo mês ações da Petrobrás. (Diversifica filho. Pensei também)
- Não faz isso. O terceiro falou. - Você tem que procurar ações que pagam dividendos. (Lembrei do vídeo do Bastter)
O quarto falou: - Eu não gosto de ações. Eu tenho um PIBB do BB. Eles que pensem por mim.
- Eu torro tudo porque não sei se amanhã vou estar vivo. Retrucou o quinto. - Vivo o hoje, viajo e na velhice não vou ter nada mas paciência. Pelo menos estou vivendo. Velho não precisa de dinheiro. Precisa de uma TV e um pouco para os remédios e ficar esperando a morte e torcendo para não ficar doente.
- Eu já gosto de ações mas tem que acompanhar. Olho todo dia. Duas vezes por dia. Voc ês sabiam que dá pra acompanhar o home broken pelo app do celular? O terceiro replicou novamente.
- Vocês são doidos. O segundo servidor disse. - Eu tenho PGBL e quando me aposentar ainda vou receber o pagamento integral. O resto eu vivo e viajo com a família.
- E você, Peter? Como você investe o seu dinheiro? Consegue guardar?
Nessa altura do campeonato eu já estava agradecendo a comunidade baster.com em pensamento porque eu teria resposta para os 5. Cada um coincidentemente falou uma besteira combatida aqui na comunidade. Só que não. Fiquei quieto e disse:
- Cara. Filhos, mulher, plano de saúde pra mãe, gastos com meu trabalho...Nem tenho tempo de pensar nisso. E aí fiquei imaginando o que poderiam estar pensando:
- Xiii. Esse está ferrado.
- Coitado. Não sabe o que está perdendo. Tem que comprar ações de dividendos...
- Não fez concurso agora vai ter que se contentar com salário mínimo da previdência. Ainda bem que tenho integralidade.
- Como alguém pode não ter um fundo? Os analistas estudam pra isso!!!!
- Esse não vai enriquecer.
...
Moral da história (REAL apesar de parecer mentira. Muito REAL. Pena que não gravei):
Essa comunidade é imprescindível para saúde financeira e sanidade mental. Não discuti. Não me meti. Não dei conselho. Não falei o que faço. E praticamente só ouvi bullshit. Não briguei com os amigos e nem pareci estar com ar de superioridade. Dei boas risadas. Mantive as amizades. Fui para casa me sentindo em #pas, o que é mais importante.