Bom dia pessoal, primeiramente gostaria de agradecer à todos da comunidade Blastter com o conteúdo disponibilizado no site, venho estudando e lendo e, fico muito feliz pois já me vejo analisando as coisas por uma outra ótica. Justamente por isso, tenho uma dúvida a qual irei compartilhar com vocês, antecipo que estou aberto a todo tipo de orientação, ajuda e voadoras.
Ano passado, após sair de um relacionamento, movido pela emoção acabei adquirindo um apartamento, estava procurando alguns imóveis para alugar e me deparei com um empreendimento que havia sido entregue a um ano atrás e que haviam algumas unidades disponíveis. Em um primeiro momento, me apaixonei pelo prédio, pela estrutura e pelo bairro (fica muito próximo a dois Shoppings e supermercados, podendo ir a pé). Eu, como todo brasileiro, não tinha $$$ suficiente para comprar o apto a vista, nem mesmo para dar uma boa entrada, então utilizei meu FGTS e vendi meu carro para poder dar a entrada relacionada. Meu apto custou R$ X (consegui esse valor pois estavam fazendo um feirão para desovar as unidades que estavam paradas), o preço dele na planta, foi vendido à R$ Y. Como usei o FGTS e parte da grana do carro, acabei financiando R$ Z do valor total que em 30 anos estão divididos em parcelas de R$ W
Minha dúvida é a seguinte, hoje, passado pouco mais de 8 meses que estou com o apartamento, e estuando a metodologia Bastter, gostaria de saber qual seria a melhor estratégia:
Vender meu apto, recebi uma proposta de R$ K onde, após o pagamento do corretor e quitação do financiamento, me sobrariam R$ T . E desse valor usar parte como reserva de emergência, investir a outra parte e morar de aluguel, como estaria sem dividas, poderia alugar um apê em um bairro próximo pagamento um pouco mais do que a parcela do financiamento e ainda conseguiria guardar uns R$ Q / mês;
Continuar com o apto, sem reserva de emergência e buscando meios de quitar o financiamento o quanto antes, porém, nesse caso, ainda não conseguiria juntar os R$ H / mês pois teria que quitar algumas dívidas.
O motivo dessa consulta é por eu ter uma divida que ainda vai durar alguns anos, e como sou do setor privado, sei que segurança não existe, e um dos meu maiores medos é uma eventual demissão e um risco de perder o meu imóvel.... no momento não há risco, mas nunca sabemos o dia de amanhã. Outro ponto é que, lí alguns materiais aqui no site, alguns falam para não girar patrimônio, porém, há a questão de ter uma reserva e também eliminar quaisquer eventuais financiamentos. Complemento que, enquanto isso, ainda estou estudando o material do site.