Sempre considerei como reserva de emergência meus dois cartões de crédito com limites generosos, uma pequena quantidade em espécie e mais uma merreca na conta corrente. Porém andei pensando no assunto e resolvi me render à poupança vinculada à conta corrente, conforme já li trocentas vezes aqui no site.
Então coloquei uma quantia na poupança, e no sábado à noite vou fazer o teste de tentar movimentar esse dinheiro.
Dessa forma acho que melhorei minha reserva de emergência.
Só mais um ajuste que ainda preciso fazer: deixar autorizado no banco o saque e transferência de uma boa quantia para qualquer conta. Afinal, não adianta ter o dinheiro se não conseguir sacá-lo ou transferí-lo fora do horário bancário, sem ir na agência. Perde-se um pouco no caso de um assalto ou fraude da conta na internet, mas prefiro isso do que precisar do dinheiro e não conseguir usá-lo.
O que me despertou a pensar melhor na reserva de emergência foi um tópico de uns dias atrás em que um forista relatou que precisou usar a reserva no hospital com um familiar, mesmo tendo plano de saúde.
Outra coisa que comecei a mexer foi a reserva de valor. Li dois tópicos muito bons aqui no site sobre o assunto, e percebi que minha reserva de valor com liquidez imediata, no caso de caos instaurado, é insuficiente. Mas isso é assunto para outro tópico.
Segue o baile.