Desculpem-me pelo tópico grande, mas preciso dessa ajuda.
Desde que conheci a Bastter.com comecei a estudar muito sobre o conteúdo aqui do site.
Tenho 25 anos, e estou finalizando minha RE. Enquanto formava a reserva, desde o início já estava estudando sobre ações/stocks/FIIs etc. Tenho selecionado hoje vários ativos que pretendo ter, além de RF, em ações e stocks e alguns em FIIs, visando a diversificação desde o início dos aportes.
Entretanto, tenho uma dívida do FIES que ainda restam 123 parcelas para a quitação, ou seja, aproximadamente, 10 anos. Hoje venho pagando apenas 1 parcela, e o restante do que sobra, vai para a RE.
Desde o início dos estudos, eu estava insistindo na ideia de manter o pagamento de 1 parcela por mês, e quando acabasse a RE, começar a aportar nos ativos de investimentos que já selecionei.
Hoje, porém, decidi dar uma olhada novamente no manual do iniciante e, assim, li toda a parte de dívidas bem como todos os tópicos relacionados a ela. Graças a Deus por este dia, porque, finalmente, me dei conta de que estaria fazendo uma burrada se seguisse com o plano de manter a dívida em paralelo aos investimentos. Percebi que as dívidas são um risco, mesmo que tenham taxas de juros baixas, visto que, caso aconteça a infelicidade de eu perder o emprego ou coisas piores, eu ficaria em uma situação de extrema dificuldade.
Portanto, hoje decidi que vou me livrar das dívidas para que eu possa me tornar um SEROMANO e começar a investir em ativos de valor.
Agora é que vem o dilema (desculpem-me pela introdução grande):
- Hoje, com apenas o meu salário normal, eu poderia antecipar 1 parcela e, com isso, reduzir o tempo da dívida, ou seja, pagaria 2 parcelas todos os meses. Graças a Deus, hoje eu trabalho numa empresa muito boa (verdona de aluguel da carros) que, além do salário, tenho participação nos lucros (PL) uma vez ao ano (além do 13°). Com isso, poderia antecipar ainda mais parcelas.
- Entretanto, tenho planos de me casar daqui a, no máximo, dois anos. Casar e construir uma família sempre foram os maiores planos da minha vida.
Por isso, peço a opinião de vocês, principalmente dos mais experientes casados.
Uso todos os "bônus" (PL e 13°), além das duas parcelas mensais, para acabar de quitar a dívida antes de começar a juntar dinheiro pra casar ou fico pagando 2 parcelas do FIES todo mês e o restante junto para o casamento?
obs¹: as duas famílias são muito grandes, e por mais que não tenhamos o desejo (e dinheiro) de fazer uma festa muito elaborada e farta, queremos fazer, pelo menos, uma festa simples, além da cerimônia.
obs²: pagando duas parcelas por mês, levaria, aproximadamente, 5 anos para quitar. Utilizando os "bônus", levaria uns 3 anos pra pagar.
Obrigado