Em 2011, eu havia comprado um carro mais novo e na época não foi possível deixar o carro usado no negócio. Fiz alguns anúncios na internet e por algum tempo tentei vender por conta própria. Anunciei por R$ 19 mil (o valor FIPE era pouco mais de 21 mil), já contando com a provável barganha, mas toparia entregar o carro por uns R$ 18.000,00...
Só que a coisa andava muito devagar por que eu não me dispunha a levar o carro até ninguém (seja pelo transtorno, seja pelo eventual risco de encontrar uma pessoa estranha num local que eu também não conhecia), e passaram algumas semanas sem nada acontecer.
Eis que então ligou-me um rapaz interessado no carro. Disse que morava em MG mas tinha um tio que morava aqui perto, e ele queria vir buscar o carro. Pediu mais fotos, mais detalhes, e enfim fez a proposta dele, que era mais ou menos o seguinte: ele havia começado a trabalhar recentemente, e estava ganhando um salário mínimo (smj, o salário de época era R$ 545,00), e ele já tinha 2 mil reais (!), que me daria de entrada. Então, todo mês ele me pagaria R$ 500,00 até completar R$ 18.000,00... Ou seja, em 32 meses ele pagaria o restante!
Tentador, não!? Mas, para a felicidade de ambos, eu recusei a proposta...