Antes um pequeno disclaimer: o post não tem nada a ver com a discussão sobre ter ou não crypto, cotação, etc. Inclusive, eu, como todos que estudam o tema, sei que não dá para "investir" substancialmente e sair correndo atrás de "rentabilidade" pois existem N riscos associados que irão deixar o ganancioso sem um tostão. É um post sobre fundamentos de sistema monetário, bancos e crypto.
Dito isso, faz algum tempo que há indivíduos falando que, caso as cryptocurrencies realmente sejam adotadas, os bancos iriam à falência. Como sou acionista de bancos e ao mesmo tempo gosto da inovação blockchain, dediquei um tempo a levantar os motivos pelos quais vejo isso como uma grande besteira e compartilho com os Srs.:
1 - Crédito:
Operações de crédito sempre precisarão de uma análise de risco, o tomador de risco e um intermediador. Mesmo em um sistema totalmente com moedas criptográficas, os bancos são os que detém o maior know how e iriam operar da mesma maneira utilizando a tecnologia.
2 - Custódia e multiplicador bancário:
Os bancos possuem sistemas de informação parrudos para manter em segurança os ativos e as ferramentas para facilitar a operacionalização (transformar as chaves para transferência em contatos, por exemplo). E como farão a custódia, também entra em cena o multiplicador bancário, quando eles mantém mais dívida do que os ativos que possuem. E isso é completamente normal. Continuariam lucrando com a alavancagem. Até porque eu imagino ser impossível a adoção em massa de algo que você precisa digitar um hash gigantesco para transferir um valor. Sem falar nas aplicações mobile.
3 - Prestação de serviços:
O banco possui todo um ecossistema e funciona como um "escrow" gigante. Quando você efetua um pagamento online para uma conta do banco Itaú, você está ciente de que foi efetuada uma abertura de conta com os dados da empresa ou pessoa e que terá meios de rastrear em caso de fraude. O banco dá alguma segurança quanto a veracidade dos dados do proprietário da conta.