Olá,
estou aprendendo a fazer minha declaração de IR, já que minha experiencia com o último contador não foi nada feliz. Estou lendo o roteiro do iniciante e o dominando o imposto de renda. Além de ler os tópicos daqui. Aproveito para me desculpar de antemão pela pergunta boba.
Comecei a preencher a declaração e cheguei na parte de Bens e Direitos. Até onde entendi eu devo declarar a quantidade de ações que tenho de cada empresa, especificando o custo total da compra (preço da ação + taxas). Aí fui no Bastter system para me ajudar e lá está escrito:
"....No entanto, as informações são gerenciais e devem ser utilizadas apenas para acompanhamento de cada um. Os valores oficiais para preenchimento da declaração no IR devem ser os informes de rendimentos enviados pelos Escrituradores / Administradores dos ativos."
Fui então olhar os informes de rendimentos e vi que:
a) Os informes de rendimentos só informam sobre dividendos, bonificações, jcps etc. Mas nada informam sobre valores da posição acionária. Isto é, não informam o valor da ação no momento em que ela foi comprada.
Então apenas as notas de corretagem são os documentos que possuem o valor integral da compra.
b) Apenas o informe do brasdesco apresenta a quantidade de ações das empresas que são escrituradas por ele. Nenhum informe do Itaú fala da quantidade de ações. E como dito no item a) acima, nenhum dos dois mostra valor de qualquer ações.
aí as duvidas são:
1) Devo usar o custo total das notas de corretagem (preço da ação + taxas) para declarar as ações de cada empresa? até o momento entendi que sim.
2) Se na próxima declaração, eu não tiver alterado nada, basta eu declarar o valor inicial (de compra)? mesmo que o preço atual tenha mudado?
Agradeço qualquer ajuda de vocês.