Bom dia a todos,
Pessoal seguindo o ditado aqui do site "Vai lá e faz" eu e a minha esposa estamos fazendo. Abrimos uma empresa para comercio de produtos de Informatica e prestação de serviços de consultoria em TI.
Estamos terminando de criar o site e cadastrar produtos no nosso site e nos marktplaces, creio que mais algumas semanas iremos terminar esse trabalho.
O meu problema agora é a parte contábil, que não é a minha área, embora eu esteja estudando bastante para tentar entender. Eu tenho contado com a ajuda do escritório de contabilidade que contratei, mas vejo que eles não sabem as coisas ou não sabem me explicar, ou eu que não sei entender hehehehe.
Por isso se tiver alguém que possa me ajudar a entender umas duvidas que tenho eu agradeço. A empresa esta enquadrada no Simples Nacional. A primeira duvida que eu tive é com relação a compra de produtos para uso e consumo da empresa, eu sei que nesse momento eu tenho que pagar uma diferença tributária de ICMS eu fiquei na duvida foi com relação qual a porcentagem que eu tenho que pagar e se alem disso eu pago mais alguma coisa.
Por exemplo eu comprei um produto de mil reais com origem no ES e destino no PA, o que eu pagaria de imposto sobre esse produto para uso e consumo da empresa? Nesse caso o contador calculou que eu tinha que pagar um imposto de aproximadamente 15%, esta certo isso?
Fiquei pensando que se eu tivesse vendido esse mesmo produto para um cliente final eu teria pago apenas 4%, pois estou no Simples Nacional, esta correto esse raciocínio?
Outra duvida é com relação a emissão de notas fiscais para as vendas que eu faça pela internet para outros estados do Brasil. Como eu vou vender tanto na loja física quanto pela internet, estou com duvida sobre o tipo de nota fiscal que eu preciso emitir para evitar ter problema com alguma fiscalização durante o transporte. Eu preciso de notas diferentes dependendo do estado do destinatário? Ou pelo fato de ser enquadrado no simples o imposto é apenas esse de 4%?
Se alguém puder me ajudar agradeço.