Adianto que minha dúvida não tem nada a ver com investimentos, #pas ou estilo de vida. Procurei em todo local e não encontrei a resposta.em nenhum lugar, por isto estou postando aqui. Nada melhor que a @bastter para responder dúvidas aleatórias.
Mudei recentemente para um apartamento, no centro da cidade. O prédio é antigo, tem aproximadamente 30 anos, possui gás encanado, boa localização. Estou atualmente no 14º andar.
A saída do gás na cozinha é, literalmente, uma torneira (dessas que sai água). O diâmetro do bocal de saída é o mesmo de uma torneira de quinta, a rosca de fechamento também e o fechamento é feito por um registro que só vira 90 graus.
Bom, finda esta descrição, minha dúvida é a seguinte:
Meu fogão está absurdamente fraco. A marca não é boa, mas ele me acompanha há alguns anos e me lembro de que, quando morava em apartamento (quando o comprei) o fogo era absurdamente forte, tinha de cuidar para não queimar os alimentos.
Em minha casa anterior, funcionou bem em gás de botijão (embora não tão bem quanto antes).
Agora no apartamento está impossível cozer as coisas. Basicamente ele demora MUITO para esquentar, é tão pouca a vazão que demora muito para acender o forno e as bocas nunca acendem de primeira (vão acendendo os buraquinhos aos poucos).
Minha dúvida:
É problema no gás encanado ou no fogão?
Meu medo é comprar um fogão novo e não resolver nada. E minha dúvida é que eu utilizei ele uma semana antes da mudança e estava como sempre foi no botijão.
As normas do apartamento não permitem entrada com botijão.
Para fazer a instalação me venderam um adaptador que rosqueia nessa saída de gás e permite eu acoplar a mangueira do fogão prendendo com uma braçadeira, mas não sei se devo utilizar algum sistema para pressurizar o gás ou algo do tipo.
Até onde eu saiba gás encanado é sempre forte. Por isso a dúvida.
Enfim, qualquer @LUZ sobre o assunto é bem vinda.