Olá, pessoal!
Como aqui na Bastter temos vários colegas de TI e também pessoas que, apesar de não atuarem na área, acredito possam me ajudar a ver as coisas de outro ângulo, resolvi compartilhar algo que tem literalmente me tirado o sono.
Um breve resumo. Tenho 36 anos, sou servidor público e trabalho na área de TI, especificamente como DBA Oracle.
Estou há 10 anos trabalhando como servidor e, pelo menos, nos últimos 4 com vontade de sair por N razões, entre elas o sentimento de não fazer nada útil o dia todo e a possível privatização em alguns anos. O que me tem feito ficar é a renda (acima da média de mercado) e o receio de voltar ao mercado pois, apesar do tempo atuando na mesma área, não existe dentro da empresa muito espaço para desenvolvimento profissional (por exemplo, tenho 5 certificações na área que, até hoje, serviram basicamente para satisfação pessoal, por vários motivos que se for citar vai ser apenas por desabafo e não vai agregar muito).
Pois bem, ainda tentando resumir, estou planejando para o segundo semestre de 2020 deixar este trabalho e voltar ao mercado de trabalho privado.
Por questões de empregabilidade (acredito que as oportunidades para DBA serão cada vez mais restritas no decorrer dos próximos anos), penso em me reposicionar no mercado como desenvolvedor, e aí aparece a maior barreira ao meu ver: minha experiência profissional, da época de estagiário até então, foi apenas com infraestrutura. Minha experiência com desenvolvimento se resume à automação de tarefas de gerenciamento (shell script, Power Shell, Python e PL/SQL).
Tenho uma RE que me garante por 6 meses, estou fazendo alguns cursos no Udemy e, dias atrás, me inscrevi para seleção em um programa de treinamento de uma empresa de desenvolvimento de software, para o qual ainda aguardo resposta.
Tenho muitas dúvidas quanto a este movimento, certamente reduzirei muito a minha renda por alguns anos (existe o plano de aumentar a família com um filho em 2 anos) e existe o receio de não conseguir me sair bem o suficiente para garantir um lugar ao Sol (ORUTUF que não se pode prever..).
Alguém que tenha passado por algo parecido e que queira compartilhar?
Ao pessoal de TI, quais as suas opniões quanto a mercado e este reposicionamento?
Obrigado!