A partir de junho deste ano comecei a trabalhar no exterior, e devido a dinamica do trabalho e a fonte dos proventos, algumas duvidas surgiram em relacao ao IR que irei declarar ano que vem, abaixo alguns pontos para entendermos melhor a situacao:
- Regime de trabalho: 3 meses a servico da empresa em algum pais x 1 semana de folga (no Brasil ou qualquer outro pais, isso eu posso escolher)
- Duracao das atividades em cada pais: Varia de acordo com o escopo do projeto.
- Fonte dos proventos: Dinamarca
- Banco onde recebo os proventos: Banco do Brasil, Brasil.
- Paises onde irei trabalhar: Varia de acordo com as vendas da empresa.
- Recolhimento de impostos: Os impostos sao recolhidos no pais onde eu esteja atuando naquele momento, logo, em 1 ano a empresa pode ter recolhido impostos para mais de 1 pais.
Busco ajuda com a situacao pois me parece que pode ficar bem complicado se eu tomar algumas decisoes.
Duvidas:
1. Eu li no FAQ (posso ter entendido errado) que se voce nao eh residente fiscal, os proventos que forem recebidos no exterior (e em um banco no exterior) podem ser transferidos para uma conta no Brasil sem a necessidade de declaracao (pois ja foram tributados la fora, exceto para paises considerados "paraisos fiscais"). Entao essa seria a melhor opcao financeiramente?
2. Neste momento eu nao pretendo alugar nenhum imovel para morar no exterior, pretendo passar uns anos trabalhando fora e ainda viver por aqui. (So posso estar no Brasil 8/9 semanas por ano, juntando folgas + ferias). Ser nao residente fiscal e estar com essa frequencia no Brasil pode ser um problema?
3. Que conselhos voce daria nesta situacao?
Obrigado.