É só um desabafo.
Atendo adolescentes e tenho me surpreendido com a quantidade que chega no consultório com frases do tipo: "minha mãe não aceita que eu tire nota oito..." "Eu não consigo me concentrar e tirar notas boas"... "Se eu ficar de recuperação minha vida vai virar um inferno".
Impressiona o sofrimento deles com isso.
O bastter costuma criticar aqui o modelo escolar fechado à criatividade, focado no século passado... Eu vou mais longe... A escola... E nós PAIS... estamos adoencendo nossas crianças e jovens.
Uma coisa é se preocupar com os filhos, educar pra que tenham responsabilidade, ser um pouco mais duro se for muito negligente. Outra é exigir uma "quase perfeição". Exigir do filho que ele seja o melhor da sala é injusto, porque no final das contas é Impossível que TODOS sejam "O melhor". O máximo que ele vai conseguir, e todos nós, é ser o melhor de nós mesmos.
E outro detalhe: existe um zilhão de habilidades que a escola não mensura. Quantos melhores da sala de tornaram realmente pessoas bem sucedidas (no sentido amplo do termo)?
E quantos "mais ou menos" da sala acabaram por se tornar grandes profissionais?
Enfim, existem mil caminhos pra ser feliz e até pra se tornar bem sucedido. Não podemos pensar que o "normal" é ser "perfeito" porque a verdade é o contrário.
Talvez se pudessem se divertir mais e criar mais ao invés de serem execrados por "notas" estariam mais felizes, desenvolveriam mais habilidades e teriam maior realização nos estudos e nas futuras profissões.