Fala galera, hoje em conversa com a minha esposa, chegamos à decisão de vender nosso carro.
O carro hoje é quitado e o preço de compra foi 38.5k (melhor preço que achei e um pouco abaixo da média) e vale hoje uns 31-33k (modelo 2014, comprado em 2016), mas acho que pego uns 30k pelos desgastes.
Pensamos o seguinte: usamos o carro no dia a dia e obviamente muito mais em dias de frio/chuva. consideramos os seguintes fatores
PROS:
> Não pagar IPVA
> Não pagar CRLV
> Não gastar com manutenção nenhuma (óleo, pneus, filtros, etc.)
> Economia anual pelos nossos cálculos em torno de 5.5k (se não estragar nada grave no carro)
> De consertos "maiores" já foram 2.5k / 2k em 2 anos (acho que tenho azar com isso)
> Moramos a 1 quadra e meia de um mercado relativamente grande (tem o que precisamos)
> Moramos a 1 quadra e meia da creche do nosso filho
> Moramos a 1 quadra do posto que vacina nosso filho
> Moramos a 6 quadras do hospital do plano de saúde
> Temos uma moto (biz) para caso precise de algo mais distante/rápido
"já" tem Uber/afins na cidade.
CONTRAS:
> Mais trabalho para organizar viagens distantes (que costumamos ir de carro), não sei nem se tem carros para alugar aqui na cidade, moramos em cidade pequena.
> Como trabalho em outra cidade (sempre vou de ônibus) teria que me virar de outras formas para compromissos atípicos (reuniões, serviços não programados etc.)
A ideia do tópico é, além de compartilhar a decisão (porque acho que já está decidido), perguntar se alguém por ai andou fazendo isso recentemente/a pouco tempo e o que virou?
Obs. cheguei a cogitar a ideia de trocar por um carro de valor menor só pra "ter um carro caso precise" mas desisti bem rápido, entre trocar e pegar 10k de diferença, prefiro o pouco conforto a mais que o nosso tem e usaria ele até definhar, o que não vai ser o caso.