Pra quem tá acompanhando os tópicos de programação, já tem conteúdo teórico suficiente pra tentar começar a brincar de criar um monte de coisa. Sei que ainda falta falar um monte de coisa, abordei funções de forma rasa nos tópicos extras, só falei de classes em vídeo, nem comentei sobre todos os tipos de contêineres ainda, etc. Mas meu primeiro programinha que ajudou outras pessoas foi feito com o conhecimento que repassei até agora aqui. Era horrível, cheio de bugs, mas já tinha facilitado o trabalho de outras pessoas.
Com certeza não vai ser o programa mais lindo da vida de vocês, o mais bem estruturado, o mais legível, o que mais segue os padrões de design de código nem nada disso. Mas só se aprende programação programando.
Por mais que se siga tutoriais do tipo "crie sua primeira aplicação web em 5 passo", ao fim do tutorial, se você não tentar criar nada do zero, não vai ter absorvido quase nada.
Não se aprende a andar de bicicleta lendo livros nem vendo os outros andar de bicicleta. Da mesma forma é aprender a programar. Vocês podem até seguir os tutoriais digitando tudo igual como tá lá. Se não tentar reproduzir depois sem "pescar", não vai pra frente.
Eu já errei bastante nesse aprendizado. Já fiz cursos em vídeo diversos, já me sentia quase um full stack developer pelos cursos que fiz. Fui criar minha primeira aplicação web em seguida e não sabia fazer quase nada.
Por outro lado, quando comecei a usar programação pra resolver problemas do meu cotidiano, a coisa andou mais rápido. Um loop while fez mais sentido. Uma função fez mais sentido, uma classe fez mais sentido, etc. Então apliquem o que vocês estão vendo na vida de vocês de alguma forma. Crie um web crawler pra capturar dados que você pega baixando em sites. Crie um site para alguém. Crie um programinha besta pra ensinar matemática pro seu filho, sua filha. Crie um script que facilite seu trabalho com Excel. Faça qualquer coisa, mas faça. Só vai aprender assim. Os tópicos extras são justamente pra mostrar as possibilidades de usar programação para seu dia a dia. Tou abordando Python aqui mas a linguagem usada nesse início pouco importa, o que importa é absorver conceitos, entender a lógica, entender o que interage com o quê.
E sobre os tópicos: Vou começar a jogar umas paradas de web aqui. Já tem feature de código pra html, css e javascript aqui no site. Então quem tem interesse em montar uma página web ou criar um aplicativo mobile vai ter conteúdo básico por aqui agora também.
E não canso de agradecer ao pessoal que tá lendo os tópicos, vendo os vídeos, comentando, perguntando. Tá sendo bem interessante participar disso e tentar repassar algo pra vocês. Meu muito obrigado mais uma vez.