Boa noite,
No mês de fevereiro de 2019 comprei um carro A no valor de x reais (coloquei este carro em meu nome)
. Passado cinco meses, vi outro carro B que me interessou, no valor de x + y (sendo x
> y). Meu parente (que não declara IR) me disse que compraria o carro B se eu passasse a ele o carro A mais y reais.
Aceitei o negocio, e o meu parente transferiu o valor x + y para a garagem do carro B
. Como o parente não pode declarar IR, fiquei com o carro A e B em meu nome. Passado cinco meses, esse parente trocou o carro
A em um carro C (o negocio ainda não foi concluido, pois tenho que assinar o CRV do
veiculo A), de mesmo valor (x reais). Todavia, eu não quero o carro C em meu nome, e o parente concordou em passar o carro C para o nome de
outra pessoa. Minha renda declarada me permite ter o carro A e B. Algumas perguntas:
- Que tipos de problema posso ter com a receita federal ?
- Tenho que declarar primeiramente a compra dos veiculos A e B e posteriormente a venda do veiculo A para o proprietario do veiculo C ?
- Como declarar a origem do dinheiro da compra do veiculo B ?(no caso, colocar que meu parente comprou o carro, ou
colocar a origem do dinheiro como sendo a venda do veiculo A para o proprietario do veiculo C mais y reais que possuo na conta?
- Há algum perigo em assinar o CRV do veiculo A ?
Obrigado desde já!