Data original: 13/08/2019
Ilustres colega foristas, bom dia.
Estou criando este tópico para fomentar uma discussão que considero ser salutar e saudável.
Primeiramente, um breve resumo:
Iniciei meus investimentos no exterior há praticamente 3 anos. Tinha alguns ETF's, pois era o que eu entendia ser o melhor na época (

). Final do ano passado minha corretora disse que estava saindo do seguimento de corretagem e solicitou que eu transferisse meus ativos para outra, pois estava apenas aceitando investidores com mais de 500 mil dólares " on equity ".
Isso veio de encontro com a realização de um sonho meu, que era de poder dar ao meu filho a ascendência dos meus tios e avós por parte de mãe. Na ocasião, minha esposa estava grávida e optamos por ter nosso filho nos EUA. Correu tudo bem, estava bem provisionado, liquidei a posição e usei ela nesse período.
Hoje, mais maduro e mais estudado, resolvi criar "do zero" minha carteira de stocks e incluir reits.
Como era esperado, existe um universo enorme de empresas boas.
O motivo do meu post é, existe em algum momento e, se existir, à partir de quando podemos considerar que estamos diversificando em excesso?
Digo isso pois, olhando por cima, já percebi 15 a 20 REITS de valor, nem chegando às Stocks. Acredito que passarei fácil dos 100 ativos.
O que não seria ruim, pois eu tenho capacidade de acompanhar estas empresas anualmente sem grande sacrifício e, com essa diversificação, não seria necessário um acompanhamento absurdamente profundo individual das empresas.
Também me lembro do livro do Peter Lynch, em que ele dizia ter centenas de ativo em custódia. Também me lembro das comparações dizendo o quanto ter as "baggers" da vida dentro da carteira poderiam melhorar absurdamente o resultado no longo prazo.
A dúvida é se existe um limite ou se uma diversificação "em excesso" pode ser prejudicial.
Obrigado a todos, tenham uma ótima semana.