Se nós formos analisar com cuidado, percebemos que muitas pessoas tratam os ativos negociados na Bolsa como se fossem times de futebol. Não importam os fundamentos ou sua colocação no campeonato brasileiro. Se é o time ou o ativo do coração, o investidor-torcedor vai torcer - e vai quebrar a cara de novo.
Podemos fazer a seguinte comparação:
Campo de futebol = Bolsa
É a arena na qual os times irão duelar.
Técnico = Gestão
Precisa ser confiável e saber o que está fazendo. Independentemente das notícias, precisa conhecer o seu time e fazer com que ele dê os melhores resultados dentro de sua proposta de trabalho.
Time = Ativo
Um time campeão é aquele que dá bons resultados de forma consistente, e não aquele que goleou no jogo de hoje por 10 a 0 ou que venceu o 1º campeonato de sua história. É preciso que ano após ano os bons resultados sejam uma constante - sendo ou não o vencedor do campeonato que disputa.
Posse da bola = Cotação
Não importa se um time teve 80% de posse da bola e o outro apenas 20%. Isso acaba tendo um efeito praticamente nulo já que o que garante a vitória é o gol. É algo aleatório pq se formos medir a posse a cada minuto de jogo o resultado será diferente.
Bola = Preço
Sua movimentação é aleatória. Vc pode olhar os resultados passados e usar uma série de indicadores que absolutamente nada disso irá garantir o resultado ORUTUF.
Gol = Lucros consistentes, apenas ON, dívida equilibrada e sem rolo aparente
Deve ser o objetivo de todo time e foco de todo técnico. O resto é matéria para os comentaristas esportivos.
Comentarista esportivo = Analista
Dispensa comentários.
Então não seja um investidor-torcedor.
Não se filie a um ativo sardinhesco da mesma forma que vc se prende a seu time do coração.
A gente sabe que se seu time for para a Série Z do Brasileirão vc continuará torcendo.
Tudo bem, desde que não prejudique sua vida. "Um dia ele chega lá", não é verdade?
Mas se agarrar a um ativo e torcer para ele vencer o campeonato só pq vc comprou o título de sONcio-torcedor embalado pelas notícias que "dessa vez vai" e por comentaristas que não sabiam o que estavam fazendo, sendo que ele tem um péssimo técnico e não faz gol nem quando joga sozinho, aí é pedir pra se deitar no cemitério dos malandros.
Estude!
Esqueça a posse de bola e foque apenas no que realmente importa.
O que importa é o gol.