15 Comprar a primeira casa própria comentada em 14/09/2019 23:07 FIIs e Imóveis AnCap_ em 05/09/19 13:08 comentada em 14/09/2019 23:07 Bom dia, estou procurando um imóvel pra comprar aqui no meu bairro porém sou leigo na questão burocrática e gostaria da opinião de vocês. Um vizinho ofereceu duas casas que tem interesse de vender, antes de visitar os imóveis eu perguntei sobre a documentação ele me disse que estaria tudo certo e que teria todos os projetos, porém, quando fui olhar as casas ele me disse que elas estariam no mesmo terreno e seria necessário desmembramento, quando perguntei sobre quanto ele pagava de IPTU ele me disse que em uma delas pagava um determinado valor mas caso eu comprasse eu iria pagar cerca de 3x mais. Comecei a ficar preocupado pois um dos imóveis passou por uma reforma bem grande a alguns anos e estou achando que ele não regularizou a obra, não quis perguntar na hora pois como eu disse sou leigo no assunto.Pelo que vi em um tópico "Roteiro do iniciante em imóveis" eu deveria olhar na matrícula do imóvel se o habite-se foi emitido e se as reformas foram averbadas e solicitar ao proprietário os projetos e o ART do responsável, porém, antes de dar prosseguir com a negociação gostaria de saber se realmente esse valor do IPTU teoricamente mais baixo estaria indicando qualquer irregularidade? Nesse caso, qual seria a orientação? Exigir que ele legalize a obra antes de continuar ou simplesmente sair fora pois seria muito rolo?