Pessoal, não sei bem se esse é o lugar ideal para comentar isso, mas esse ano me pus a ler diversos livros sobre relacionamento e, o que eu achava que era desnecessário para uma vida de casal, mudou da água para o vinho meu relacionamento com a minha esposa. Acho que, no fundo, a maior problemática dos relacionamentos é a falta de conhecimento do outro, pois muitas vezes pensamos que o outro deve agir e pensar como nós agimos e pensamos. Os livros que MUDARAM totalmente minha relação (não só com minha esposa mas com todas as pessoas ao meu redor) foram:
1 - As 5 Linguagens do Amor - Gary Chapman. Livro genial, indica que cada pessoa tem uma (ou mais) forma(s) de demonstrar amor diferente da nossa.
2 - Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus - John Gray - embora possa parecer meio sexista o título, a leitura é extremamente útil, falando da forma de enxergar o mundo tanto do homem quanto da mulher em geral e dicas práticas.
3 - O Poder do Agora - Eckhart Tolle. Esse livro mudou a minha vida, não apenas meu relacionamento! Ao lê-lo, você descobre uma forma transcedental de encarar a vida e os outros, te ensina a ser pacífico e transparente. Excelente!
4 - Comunicação Não Violenta - Marshall Bertram Rosenberg. Um dos livros mais geniais que já li e como se fosse um guia prático do "Poder do Agora" mostra com clareza e praticidade como podemos transmitir e receber de uma forma saudável e pacífica o que sentimos e ouvimos.
5 - Como fazer amigos e influenciar pessoas? Dale Carnegie. Livro sensacional, mesmo sendo antigo, trás muitas dicas práticas essenciais para fortalecer uma relação.
6 - Casamento Blindado - Cristiane Cardoso e Renato Cardoso - muuitas dicas práticas de como melhorar seu relacionamento, muito bom!
Esses livros acima, pra mim, são essenciais, mas claro que há muitos outros que funcionam como complemento:
7 - Porque ele Porque ela? - Helen Fisher - esse, embora seja voltado mais para quem está solteiro e como procurar a pessoa que mais combine com você, aqui você aprende muito sobre neurociência e porque agimos como agimos (as diferenças hormonais entre homens e mulheres e suas personalidades)
8 - Equação do Casamento - Luiz Hanns
9 - Amar ou depender? - Walter Riso
PS: POR FAVOR, ME INDIQUEM LIVROS SOBRE ESSE TEMA QUE VOCÊS GOSTARAM!