Bitcoins: o desespero de quem investiu as economias e teme nunca recuperar o dinheiroOlá pessoal. Após 3 anos afastado, volto a participar deste site. Aprendi muito aqui e me sinto na obrigação de compartilhar o que aprendi.
Muito tem se falado do investimento em Bitcoins e outras Criptomoedas. Muitos fazem promessas de que você vai enriquecer com o investimento em Bitcoins. Nestes últimos 3 anos já vimos o Bitcoin valer mais de 60 mil reais para depois cair para cerca de 12 mil reais. Hoje 1 Bitcoin está valendo 33 mil reais. É um investimento de alto risco, que não tem lastro nenhum, praticamente uma "Tulipa Negra". Mas não desapareceu. Criptomoedas não vão desparecer, pois é uma tecnologia baseada em Blockchain (alto nível de segurança contra fraudes) e é muito usado para lavagem de dinheiro pelo Crime Organizado internacional. Pela própria segura da tecnologia Blockchain as Criptmoeadas também tem sido cada vez mais utilizada por empresas legalizadas.
O problema do investimento não é o Bitcoin em si, mas as pessoas.
Vejam os casos relatos no artigo linkado.
Um cara, ex-militar, investiu um grande valor em bitcoins, mais de meio milhão de reais, possivelmente tudo que tinha. Largou o emprego para viver dos "rendimentos" do Bitcoin. Custodiou(*) todos os bitcoins que tinha na mesma corretora. A corretora não é regulamentada pela CVM.
(*) O custodiante é quem guarda os ativos que compõe o seu investimento (neste caso, os ativos são os Bitcoins que o sujeito comprou). Ou seja, se a corretora quebrar, os investimentos desaparecem. No mercado regulamentado, de ações de empresas e de títulos públicos, a corretora regulamentada é só um agente de custódia que age em nome de um Custodiante, que pode ser a Bovespa-CBLC, o CETIP, o Bradesco, o Itaú e alguns outros poucos bancos. Então, se uma corretora regulamentada pela CVM quebrar, o cidadão não perde seus investimentos porque eles estão custodiados (guardados) em outra instituição (uma das citadas).
Quais foram os erros do ex-militar que investiu mais de meio milhão reais em Bitcoins e deixou tudo custodiado (guardado) nesta corretora?
=> O cara investiu todo o dinheiro que tinha em um único investimento.
=> Esse único investimento é um investimento de alto risco.
=> Esse único investimento não é regulamentado e nem fiscalizado por orgãos reguladores.
=> Custodiou (guardou) todo o investimento em uma única corretora que age ela própria como a custodiante.
Se a corretora quebrar, como parece estar acontecendo, ele perderá tudo!
A reportagem também cita o casal que investiu 44 mil reais em Bitcoins através dessa corretora. Dinheiro que eles pretendiam usar para pagar a cesária da esposa em hospital particular.
Que erros cometeram?
=> Investiram dinheiro de curto prazo (pagamento de cesária tem prazo para acontecer) em investimento de alto risco.
=> Investiram dinheiro de curto prazo em um investimento não regulamentado e não fiscalizado.
=> Custodiou (guardou) esste investimento em uma única corretora que age ela própria como a custodiante.
Como a corretora está com dificulades, eles não conseguiram fazer o resgate e tiveram que fazer o parto através do SUS. Se a corretora quebrar, vão perder o dinheiro. Mesmo que não quebre, eles estão sujeitos á alta variação de preço do bitcoin e poderão ter perdas quando fizerem o resgate, pois é um investimento com alto risco.
Então os aprendizados que ficam são:
1) Estude! Entenda e compreenda o que é o investimento que você está escolhendo.
=> Procure entender qual é o lastro que este investimento tem (ele é basedo em quê no mundo real?)
=> Procure compreender o risco desse investimento.
=> Procure saber onde os ativos desse investimento estão custodiados.
2) Diversifique!
=> Não coloque todo o seu dinheiro em um único investimento.
=> Não coloque todo o seu dinheiro somente em investimentos de alto risco.
=> Não coloque todo o seu dinheiro em uma única instituição financeira ou corretora.
3) Planeje sua vida financeira (procure no histórico do site e você vai encontrar vídeo meu (de palestra) sobre como fazer isso.
=> coloque dinheiro que você vair precisar no curto em investimentos de baixo risco e de liquidez imediata (que você resgate e entre na sua conta no mesmo dia).
=> coloque dinheiro que você vair precisar médio prazo em investimentos de baixo risco também e com liquidez quase imeditata (que você resgate e entre na sua conta no máximo no dia seguinte).
=> somente coloque dinheiro que você precisará no longo prazo em investimentos de alto risco. Diversifique essse investimento para reduzir o risco. E escolha diferentes instuituições financeiras e corretoras, com custódia em instuição regulamentada e fiscalizada.
Abraços pessoal!
Buga.