@Buy_and_hold64 e demais colegas, gentileza podem me tirar uma dúvida?
Estava meio pulverizado em FIIs e optei por me desfazer de boa parte dos que via risco para o longo prazo. Eu já tinha vendido alguns, quando acidentalmente, no Pit da Clear, cliquei num box de um FII que eu quero manter, alterou os dados da boleta e nem percebi e vendi todas as cotas (ainda com um baita prejuízo). Quando percebi a besteira, minutos depois, comprei novamente as mesmas quantidades de cotas. Depois segui com as demais vendas.
Pois bem... minha dúvida está quanto ao lucro que tive e as compensações dos prejuízos, pra gerar a DARF de 20% sobre este.... Eu penso entender razoavelmente de IR para FII, mas veja o caso abaixo:
No Bastter System ele NÃO está considerando isto como Daytrade. Quando vendi acidentalmente com prejuízo, este prejuízo entrou no BS como "Compensação", o que "abonou" muito do lucro que tive noutros FIIs, reduzindo o valor da DARF. Penso que o BS fez isso pq ao vender zerando minha posição, quando fiz uma nova compra, mesmo que no mesmo dia, ele considerou que eu não tinha mais nada deste FII e não "linkou" as duas operações.
Contudo na Nota de Corretagem, do lado delas (Compra e Venda) está um "D" de Day Trade. Neste caso, eu sigo conforme o BS ou eu considero daytrade, não usando o prejuízo da primeira venda direto como compensação, mas sim realizando a diferença entre o preço de compra e da venda, e então o prejuízo (que foi de poucos centavos), eu aplicar pra compensar?