Data original: 08/10/2019
Queria compartilhar uma coisa com vocês que tem dado certo na minha casa, desde do início do ano. Eu e minha esposa estávamos preocupados com a parte da educação “não convencional” de nossos 3 filhos (idades 6 /8/11). Nossa preocupação era que eles pudessem desenvolver algumas habilidades que achamos importante e o colégio não dá: 1- pensar fora da caixa para resolver problemas, 2- lógica, 3- criatividade e 4- trabalho em equipe, claro que no contexto da idade deles.
Nós instituímos o desafio da semana. Toda semana, as segundas-feiras, nós colocamos 1 desafio para eles resolverem. Existem algumas regras: 1- todos precisam entender e resolver o desafio (não adianta o mais velho resolver), 2- a solução ou debate precisa ser explicada, 3- se chorar ou brigar acaba o desafio. Eles podem escolher o prêmio que desejam no final da semana (claro que há limites)
Eu fiquei achando que eles não iram gostar, mas passaram a ficar ansiosos com os desafios. Eu e minha esposa ficamos encantados com algumas coisa que vimos: 1- o entrosamento entre eles (no início mais velho queria resolver e dar a resposta, como os mais novos não entendiam, o desafio não era completado. Com o passar do tempo naturalmente se entrosaram e todos ganharam), 2- o mais novo foi o que resolveu o 1º. Desafio!, e nem sempre é o mais velho que resolve e 3- eles passaram a ficar mais juntos.
O primeiro desafio, foi uma charada. O que é que quanto mais se tira maior fica? O menor fez um raciocínio brilhante, começou pensando em galhos de árvores, depois montanhas, depois areia e ai o mais velho, aproveitando a deixa, concluiu que era o buraco! Muito legal ver eles raciocinando.
O desafio dessa semana foi um debate: “Por que o Lobo mau estava certo de tentar comer os porquinhos?” O mais velho fez piada, o mais novo ficou chocado e a do meio falou que era porque o Lobo deveria estar com fome e ai o mais velho completou que Lobos são carnívoros. O menor não sabia o que era carnívoro e ai a do meio explicou para ele.
Quis dividir isso aqui apenas como sugestão para aqueles que são pais. Eu escolho da seguinte forma: desafio de charadas e enigmas, desafio visual e debates. Só cuidado com os debates pois depende muito da idade dos seus filhos.
abraços