Tenho filha na Alemanha e pretendo comprar um imóvel financiado junto com ela.
Fomos ao banco hoje e aqui os parâmetros de empréstimo são bastante diferente do Brasil:
Primeiro são somente juros pré-fixados por um prazo, que se pode optar : 5, 10, 15 ou 20 anos. Quanto menor o prazo mais baixos os juros pré-fixados, que variam de 0,57% a 1,1% ao ano. Ou seja, depois do tempo acordado decorrer, os juros do empréstimo são recalculadas sob novas condições que podem variar para cima ou para baixo.
Depois se escolhe a taxa de amortização anual do imóvel: de 1,5% a 4%
Não se define o prazo do financiamento. Obviamente se definindo a taxa de amortização se define o prazo, quanto maior mais rápido se paga o imóvel. Mas isso é um dado irrelevante aqui, tanto que o gerente não sabia e para cada cálculo olhava em uma tabela o total de anos de pagamento.
Queremos pagar um valor definido por mês, que é nossa capacidade de pagamento.
Minha dúvida é se devo pré-fixar o juros por um prazo mais longo e diminuir a taxa de amortização ou pré-fixar o juros em um prazo mais curto para poder escolher uma taxa de amortização maior, reduzindo o tempo de pagamento.
Estou tentado a ficar no meio, juros pré-fixados por 10 anos e amortização de 3% ao ano.