Pessoal, estou precisando de uma força. Frequentemente preciso consolidar informações em uma planilha para informar sobre "média geral nos últimos X meses" ou "média da pessoa no último ano" ou "percentual de pessoas que deixaram de atingir a meta no último trimestre", "quem foi a pessoa que mais produziu no último semestre e quanto isso representa como variação da meta", etc.
Pois bem, desde que comecei a fazer isso, eram poucas pessoas, então, eu fazia tudo na marra, manualmente. O problema é que a quantidade de pessoas dobrou desde então e deve triplicar até o fim do ano, o que torna esse trabalho praticamente inviável, isso sem falar que é um horror de maçante.
Os dados são distribuídos da seguinte maneira:

Como se vê, vai ter gente com o "1º período avaliado" (coluna C) em diferentes meses de diferentes anos. As colunas com períodos avaliados seguem esse padrão: colunas C, H e M no 1º trimestre; colunas S, X, AC no 2º trimestre, etc.
Assim, quando preciso consolidar um relatório, por exemplo, para encontrar a média geral de atingimento da meta no ano de 2018, eu filtrava a coluna C (apenas dados de 2018) e tirava a média da coluna G; depois filtrava a coluna H e tirava a média da coluna L; filtrava a coluna M e tirava a média da coluna Q, etc... Depois consolidava todas.
Alguém pode me dar uma força? Eu poderia inclusive alterar a disposição dos dados, se alguém tiver uma ideia melhor. Tem alguma forma legal de "automatizar" ou facilitar esse trabalho (por exemplo, uma sequência de filtros ou fórmulas)?
Ps. originalmente ia colocar o tópico na área de tecnologia, mas lá não consegui inserir imagens no corpo do post por algum motivo. É assim mesmo?