"Why are major airlines investing in virtual reality? Because the global tourism boom is increasingly unsustainable."
Será? De fato, conforme a humanidade se torna mais rica (em termos de acesso a bens de consumo), mais pessoas conseguem pagar por uma viagem. Hoje boa parte da população mundial tem condições de viajar anualmente, ou até com mais frequência. Além disso, essas viagens tendem a se concentrar em alguns locais específicos, de interesse turístico.
Mesmo que alguns destinos sejam significativamente mais caros que outros, a tendência que se observa hoje, se mantida no ORUTUF, é de que mais e mais haja uma popularização do acesso e, conforme a população mundial cresça, o impacto (ambiental, urbanístico, financeiro, etc) desse turismo tende a se elevar.
No entanto, não sei se as pessoas reduzirão as viagens apenas para ter uma experiência virtual. Afinal, viajar não é apenas questão de conhecer novos lugares, mas também de fisicamente estar em outro espaço, provar outras comidas, encontrar outras pessoas, etc. E, pra muita gente, postar fotos em redes sociais, claro. É uma experiência complexa que dificilmente pode ser reduzida à realidade virtual como conhecemos hoje. Mas talvez haja espaço pra VR como algo de nicho, não sei.
Enfim, achei interessante o take da empresa.
Bloomberg - Are you a robot?