Sou profissional liberal e empresário e sempre fui um excelente poupador, nunca fiz dívidas e sempre comprei tudo à vista (carro, imóvel, viagens etc.), porém nunca fui investidor.
Após ter um bom patrimônio financeiro, comecei a investir através de uma grande corretora (isso tem três anos), seguindo sugestões de uns clientes.
Sem muita experiência em investimentos, aceitei as sugestões do assessor financeiro da corretora, investindo em COE, fundos de investimentos diversos, debêntures e etc. Ao ponto de quase 30% do meu patrimônio financeiro ser comprometido em COE, naquele momento.
Comecei a estudar muito (inclusive pelo site do Bastter) e percebi que cometi erros de alocação, inclusive não adequados ao meu perfil, e a partir daí passei aos poucos a corrigir minhas alocações e a investir também em Ações, FIIs, Stocks e REITs, fazendo aportes mensais em uma carteira diversificada (hoje 53 ativos) que me deixa tranquilo.
Tenho procedido da seguinte forma:
1) Mensalmente eu faço pequenos resgates dos valores investidos em FIA e FIM para migrar para para Ações/FIIs/Stock/REIT. Não considero isso um giro de patrimônio e sim uma realocação de recursos, pois os investimentos que fiz antes não atendem e nunca atenderam aos meus objetivos.
2) Como já tenho um patrimônio significativo, não quero migrar um grande valor de uma vez para a renda variável. Tenho feito mensalmente por volta de 1% do meu patrimônio atual em renda variável, basicamente 50% a 70% desse aporte vem do item 1.
3) Continuo aportando mensalmente em renda fixa quase todos os valores novos dos rendimentos oriundos dos meus negócios, enquanto não concluir os resgates do item 1.
4) Após concluir a migração dos investimentos que considero ruins para as Ações/FIIs/Stock/REIT, os novos aportes serão investidos respeitando a alocação sugerida no Bastter System.
5) Uso o bastter system para aportar nos ativos de renda variável sugeridos, mas como meu aporte é grande nominalmente, embora seja pequeno em relação ao meu patrimônio, eu não me limito somente aos dois ativos sugeridos e sim aos 5 ou 6 primeiros, pois não me sinto confortável em alocar um valor grande em um único ativo ou dois, já que possuo 53 no total.
Não tenho nenhuma pergunta específica a respeito, apenas expus minha situação para ver outros pontos de vista.