Presados amigos foristas, bom dia.
Gostaria de discutir um pouco sobre o assunto.
Há alguns anos aprecio a boa musica, muitas vezes esquecida apesar de grande valor ao meu ver.
Começando pela minha trajetória, no começo do século 21 eu ainda era um millennial adolescente e compartilhava músicas MP3 e .flac de alta qualidade com um grupo de gringos, num fórum fechado na internet, trocávamos dvd's gravados via correio com músicas. Tenho ainda guardado algo em torno de 600 discos, alguns com clássicos como a obra completa do Herbert von Karajan e afins.
Comentando um pouco sobre o processo, era algo BEM organizado. Tínhamos até programas instalados que permitiam editar a MP3 para colocar no formato definido pelo grupo, com ano, autor, nome do álbum, etc. Isso ia tanto no arquivo como nas informações que eram lidas pelos aparelhos em geral. Perdia às vezes tardes inteiras renomeando e classificando as músicas.
É engraçado que passado menos de 15 anos e parece algo inacreditável mas na época era uma experiência muito legal.
Com o início da internet banda larga no Brasil, e no mundo de uma forma em geral, perdeu-se o sentido esta troca e compartilhávamos através de sites host ou torrent.
Isso tudo ocorria por 2 motivos: eu era estudante, sem grana para comprar muitos discos. E porque mesmo que você tivesse dinheiro muita coisa não se achava para comprar, por falta de escolha.
No começo desta última década, tanto por aumento do meu poder aquisitivo mas também pelo baixo preço e facilidade de acesso, há alguns bons anos que uso única e exclusivamente o Spotify.
Porém, algo tem me irritando, que é algumas dos meus álbuns e músicas preferidos de uma forma em geral tem "sumido" da plataforma por briga nas licenças. É triste não poder ouvir aquela música ou aquele álbum pois "saiu" no Spotify.
Pensei, como alternativa, começar a comprar estas músicas e álbuns no itunes store, mas minha surpresa foi que mesmo assim eu não conseguiria ter as músicas e álbuns desejados.
Entendo que para 99% da população em geral, sempre haverá oferta mais do que suficiente de conteúdo, porém eu realmente sinto falta.
Alguém tem alguma solução, que não seja recorrer a mídias físicas ou à pirataria em geral?
Por exemplo, este álbum de rock progressivo espetacular:
Camel - Wikipedia(album)
Não é possível de ser ouvido nem no Spotify, nem no Itunes, nem na Amazon Music. Eu tenho isso em mídia física e mp3, mas não há praticidade alguma nisso.
Alguma sugestão? Dos aficionados em música?
@luz