Pesquisei sobre este tema no fórum, mas não encontrei um tópico, então gostaria de ouvir a experiencia dos colegas, pois não tenho nenhum conhecimento em imóveis ou construção.
Quais são os riscos envolvidos a respeito da estrutura física de um prédio, na aquisição de um apartamento residencial antigo (60 anos ou mais), comparado a compra de um apartamento novo?
A pergunta é direcionada no sentido de, quanto tempo a estrutura de um edifício deve (ou deveria) durar? Há validade disto? Claro que implica a manutenção do condomínio, reparos e afins, que devem incrementar o custo de manutenção com o tempo, como qualquer outro imóvel. Mas as fazendo, é razoável assumir que um edifico vá durar por data indeterminada?
Falamos muito da propriedade do imóvel para longuíssimo prazo, seja como moradia ou aluguel, mas é importante que este bem dure por todo o período.
Penso nisso pois entendo que “da porta para dentro” de um apartamento, você pode fazer os ajustes que quiser, agora “da porta para fora” pode ter complicações. Exemplo, condomínio não ter dinheiro para fazer uma restauração muito importante e isso acabar realmente prejudicando a vida dos inquilinos.
Igual se contrata um advogado para ver a papelada, também se contrata engenheiro para verificar isso antes de uma compra?