Essa lenda é antiga.... inclusive anos atrás um aluno me perguntou na aula, eu falei que era mentira, ele pesquisou e me trouxe a história.... que é muito boa por sinal:
Pessoal fala que quando até o engraxate ganha dinheiro na bolsa é hora de vender tudo.... hoje falam que quando o cara do uber ou o porteiro começa a falar de ações é hora de sair fora....
essa lenda aí começou com a história de Joe Kenedy (pai do presidente) que foi engraxar o sapato e quando viu o engraxate dando dicas de ações resolveu vender tudo.... lenda mentirosa:
1º Joe Kenedy resolveu operar vendido com base nos estudos que fez sobre a alavancagem da época, não tinha nada haver com o tal engraxate....
2º o tal engraxate se chamava Pat Bologna, ele engraxava o sapato dos funcionários dos principais bancos da época, principalmente os da "casa morgan" que era a maior instituição financeira do mercado, então ele realmente sabia das armações que iriam acontecer (o pessoal falava pra ele)... naquela época insider trading praticamente não era crime e muito menos punido....
3º o engraxate ganhou muito dinheiro....igual a todo mundo no mercado...
4º nos meses que antecederam a quebra o engraxate Pat bologna ganhava dinheiro dando curso de como fazer trade na bolsa....(alguma coincidência com os dias atuais?

)
5º Quando a bolsa quebrou o engraxate Pat perdeu tudo... foi embora da cidade e nunca mais foi visto...
6º No local que o engraxate Pat Bologna dava plantão (wall street 59) hoje tem uma carrocinha de cachorro quente e uma starbucks.... pra quem se interessar em buscar dicas lá

Moral da história? eu vejo uma:
ninguém sabe o que vai acontecer no mercado.... o melhor é investir em valor diversificado e nunca alavancar porcaria nenhuma...
não é pra comprar quando um tubarão fala ou sair vendendo tudo quando um leigo ta ganhando dinheiro....
enfim pessoal... é pra seguir o plano (investir em valor diversificado, trabalhar, e tudo que falam aqui há anos) todo o resto não interessa

um abraço aei