Bom dia, pessoal!
Quando realizo uma venda de um ativo de origem mista (recursos oriundos do Brasil e dos EUA), há a possibilidade de obter lucro na parte do Brasil (por ter vendido numa cotação maior que a que eu comprei) e ter prejuizo na parte dos EUA (por ter vendido o ativo por um preço menor que comprei). Até aí sem novidades...
Porém, percebi que ao lançar no GCAP, ele divide a operacao em dois e um não compensa o outro, mesmo a venda sendo do mesmo ativo. O prejuizo que tive na parte dos EUA fica sempre marcando 0,00. Vocês sabem me informar se é um erro do GCAP (todos sabemos que o GCAP não é bem feito e foi feito inicialmente para imóveis) ou se realmente não posso compensar o prejuizo que tive na parte oriunda dos EUA na parte Oriunda do Brasil mesmo sendo a MESMA venda e o MESMO ativo?
Exemplo pratico:
-Comprei $20.000 de uma ação, sendo 50% oriundo BR e 50% oriundo EUA, com o dolar a R$ 2,00.
-Anos depois vendi essas ações por $10.000 com o dolar a R$ 5,00.
-Obtive um lucro de R$5.000 na parte do Brasil por ter lucrado na cotação do Dólar e tive um prejuizo de R$25.000 na parte dos EUA por ter vendido por um preço menor que comprei.
-Ou seja, prejuizo total de R$20.000
Porém o GCAP me coloca um ganho de capital de R$5.000,00 pois ele zera a parte dos EUA.
Sei que o exemplo acima foi exagerado, mas foi apenas para entenderem o meu ponto. No caso que aconteceu comigo de verdade, essa diferença foi de apenas alguns reais.