Pessoal, estou com uma dúvida e um tanto intrigado, e queria um direcionamento/orientação a respeito...Agradeceria quem puder contribuir....
Eu e minha esposa estamos analisando adquirir de um novo imóvel para morarmos, hoje moramos num imóvel de baixo padrão mas boa localização e gostaríamos de adquirir um de médio-padrão, um pouco maior, e em uma localização excelente...
Este suposto novo imóvel ainda está em fase de obra (+-50%), com prazo para 2022, isto é, consideramos como imóvel na planta(ferro), mas a construtora é grande e séria, tem parceria com a caixa através de credito associativo, tem 15 anos de mercado, e tem diversos imoveis na cidade concluídos sem atraso, e boa reputação. Toda a documentação está certo, já me informei a respeito, e por ser credito associativo, a CEF garante a conclusão da obra, ao menos é o que a CEF me informou.
Ocorre que novo imóvel custa quase 1.5x o valor de nosso imóvel atual (preço a mercado, baseado em outras vendas ocorreu em nosso condomínio).
Para adquirir, a proposta seria 25% de sinal/entrada, e restante ficaria de saldo devedor, sendo o saldo devedor sem reajuste pelo cub (em contrato). Mas no caso quando entrar no financiamento, eu venderia meu imóvel atual e zeraria a dívida. Visto que eu só teria 100% deste valor total de aquisição vendendo meu imóvel atual.
Riscos que analisei:
- Embora a construtura/incorporadora ter cerca de 15 anos de mercado, boa reputação no que já entregou, mas isto não garante o mesmo no ORUTUF. Neste caso a CEF garante a entrega mas seria uma dor de cabeça, atrasa, paga taxas, etc....
- Apesar de baixa probabilidade, existe a possiblidade de eu não conseguir vender meu imóvel atual após a entrega deste novo imóvel, com isto entraria no financiamento por uns 2 anos no máximo, acho difícil não vender meu imóvel em 2 anos por ser bem localizado tbm.
- Juros de obras envolvidos durante a fase de obra corrigidos pelo cub;
- Necessidade de giro de patrimônio (IR, comissão da venda do imóvel atual);
Por outro lado:
- Vou levar um bom tempo para trocar de imóvel. Mas ok, posso me segurar e aguardar um tempo...
- Posso perder a "oportunidade", e demorar para encontrar um imóvel semelhante nesta região por um preço semelhante no ORUTUF, tendo em visto que todos imóveis são corrigidos pela inflação....
Nota que a ideia aqui é não entrar em financiamento, visto que eu iria dar um parte da entrada com valor que já tenho, e o restante, no final da entrega, vender meu imóvel atual, e com este dinheiro usar para quitar o financiamento já no inicio (até no máximo 6º mês, mas nada garantido tbm).
Enfim, apesar da excelente localização do novo imóvel, e termos gostado demais da planta, metragem, etc, o que eu tenho em mente é não entrar nessa aquisição por conta de todos estes riscos, e continuar no meu imóvel por mais uns 10 anos, que seria o tempo que levaria para acumular este valor em TD para adquirir um imóvel semelhante a este que gostamos.
Fiz a coisa certa em pular fora dessa?
O fato de eu esperar 10 anos para adquirir um imóvel, não vou perder poder de compra? Visto que grande maioria dos imóveis nesta região nos últimos 5 anos praticamente dobraram de preço...