Oi, pessoal.
Há algumas semanas fiquei com uma pulga atrás da orelha quando acabei caindo em alguns vídeos de impressão 3D no youTube.Desde então eu estive estudando TUDO o que conseguia até por fim decidir comprar minha impressora. Meu propósito com esse post não é entrar em detalhes técnicos, mas relatar a minha experiência inicial.Creality Ender 3 Pro (R$2249,00)

Pois bem, a bonita chegou há duas semanas (18/11). O processo de montagem e calibração durou cerca de duas horas. Primeira impressão - Teste de nivelamento da cama de impressão. (Fail)

Segunda impressão - Após recalibrar. (Perfeição)

Primeira impressão detalhista (Testando retração, extrusão e detalhes).

Reolvi começar com a impressão de melhorias para a impressora.1 - Cama de vidro para impressao com filamento ABS (15 reais por peça)A impressora vem com cama magnetica, que resiste até 80 graus, enquanto o recomentando para impressao em ABS é 110. Fui ao vidraceiro e pedi que cortasse três pedaços com o tamanho da cama, para caso algum estourasse por nao resistir a variação de temperatura.

2 - Suco de ABS (~R$15,00)Nas primeiras tentativas de impressão tive diversos problemas de aderência do ABS no espelho cortado. O material possui altíssimo coeficiente de dilatação então vai se encolhendo a media que vai esfriando e descolava da mesa com extrema facilidade. Para isso, fiz um pouco de suco de ABS, utilizando solução preparadora/limpadora para PVC e um pouco dos restos de ABS. Depois disso não tive mais problemas de aderência do material na cama de impressão.

3 - Monitoramento, e controle remoto V1 (Celular antigo R$0,00 e interruptor wi-fi R$35,00).

Baixei um app de camera IP em um celular antigo e o deixei monitorando as impressões enquanto estava fora de casa, para evitar perdas desnecessárias de filamento quando uma impressão desse errado, como no caso abaixo. :'(

Agora vamos aos Upgrades impressos

4 - Knob para controle manual de do motor de retração e extrusão Extremamente útil para retirar ou inserir filamento sem precisar puxar pelo fio e o melhor é Yoda se mexendo durante a impressão. Parece que ele está controlando a impressora :-)

5 - Guia de filamento e separador de filamentoO guia extende a curva entre o carretel e o motor, reduzindo o ângulo entre eles. O Separador evita que o filamento toque na haste do eixo e acabe se sujando com algum material lubrificante.

6 - Capa protetora de PCB do displayO circuito impresso do Display da impressora vem desprotegido, Uma capa de proteção evita contatos desnecessários ao manipular a impressora.

7 - Clips organizadores de cabo. Acho que não precisa de explicação... é só para diminuir o TOC

8 - Holder para as ferramentas da impressora.

Acho que por enquanto só vou compartilhar isso, mas já foram muitas outras coisas impressas.
SPOILER: O controle da impressão atualmente é feito remotamente por um sistema utilizando RaspberryPi 3B+ e webCam, (Também com geração de timelapse).Até o momento, tem valido super a pena. Eu continuo fascinado com as inúmeras possibilidades que esse equipamento trás e estou certo que cada vez mais isso tende a ser um item comum a se ter na casa de qualquer pessoa, assim como as impressoras convencionais se tornaram, nos últimos 20 anos.