Olá pessoal,
Tenho pensando em estudar mais programação, principalmente python, pois estou precisando automatizar umas coisas aqui no trabalho.
Trabalho na contabilidade de uma autarquia municipal, e sempre que chega uma nota fiscal para a gente pagar, eu tenho que conferir se os dados da danfe batem com a nota de empenho (CNPJ do fornecedor, CNPJ e inscrição estadual da autarquia, endereço e ração social da autarquia, data de emissão e valor)
Além da DANFE impressa, vem ela por email em PDF e o XML que tenho que salvar numa estruturada de pastas no servidor estruturada conforme data de emissão (y:/tesouraria/notas fiscais/ano/mês/dia)
Depois se for compra de material de consumo, imprimo uma cópia do DANFE e se for material permanente imprimo 3 cópias.
Quem me manda por email os XML e os PDF é um funcionário do almoxarifado, e ele nomeia ambos com o nome do fornecedor e número da nota fiscal. Sendo que há o risco dele trocar os nomes dos XML e eu acabar salvando o XML errado.
Tô pensando em fazer um programa que eu escaneio com laser o código de barras da chave do DANFE impresso, aí ele detecta o XML com aquela chave de uma pasta de xmls ainda não classificados, depois pego umas lista csv dos empenhos, digito o número do empenho relacionado àquela nota, ele verifica CNPJ e inscrição estadual do fornecedor e da autarquia, valor, data de emissão, depois salva o XML na pasta de acordo com a data de emissão, gera o DANFE em PDF a partir do XML (vou precisar de uma API pra isso), e verifica no empenho se é material de consumo ou permanente e imprimir as vias do DANFE PDF na quantidade necessária.
Vocês tem alguma ideia melhor?
Sabem como faço pra gerar o DANFE em PDF e enviar pra impressora na quantidade certa? Tem uma API que eu achei mas acho que é pago.
A cópia impressa do DANFE serve pra eu lançar numa planilha de Excel com o código CFOP, que totaliza o valor de todas as notas por CFOP e confronta com o EFD-ICMS-IPI no final mês. E quando é material permanente, as suas cópias extras vai para o setor de patrimônio registrar no sistema deles. Se o programa perguntar o código CFOP depois de eu escanear a chave DANFE com o laser e já lançar o valor num arquivo Excel nota por nota escaneada, já facilita também.