Olá, pessoal!
Estou com uma dúvida:
Numa situação em que fui comprando sempre o IPCA mais longo, 2025, depois 2035 e depois 2045, para acúmulo de renda. Chegará em 2025 e terei de resgatar o primeiro IPCA comprado. Se a etapa for de acúmulo de renda, o óbvio a se fazer seria comprar o IPCA mais longo novamente. Agora a dúvida é a seguinte: se eu já acumulei um patrimônio suficiente para poder viver da renda passiva, nesse caso seriam possíveis 4 condutas:
1. Comprar o IPCA mais longo, e vender um pouco cada mês, porém sem a garantia do valor que iria vender, o que acredito ser incorreto.
2. Colocar tudo na poupança e recolher 50% do valor proveniente da renda, para manter o poder de compra da inflação.
3. Comprar um SELIC, e vender um pouco cada mês (como ele só sobe após os 30 primeiros dias, sempre daria pra saber o qto retirar).
4. Comprar o IPCA com cupom e receber, reinvestindo 50% do que recebi, mesmo sabendo que ao antecipar o recebimento a quantia proveniente no final seria menor.
Dentre todas as opções, eu acredito que a 4 seria a mais viável, mas gostaria de ver pontos de vista diferentes, se possível. Existe algum estudo sobre isso aqui no site?
Desde já agradeço!