Base de dados SQL estão aí desde o final da década de 1970, quando o jovem Larry saído de uma empresa que terceirizava serviços para a CIA anunciou ao público sua nova solução para armazenamento e recuperação de informações.
Batizado com o mesmo nome do projeto em que trabalhou para a CIA o banco de dados relacional Oracle era vendido a partir o ano de 1977.
Os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Relacionais(Oracle, MSSQL, MySQL, PostgreSQL e afins) são programas de computador que especializados em armazenar os dados em tabelas. A manipulação desses dados é feita através da Linguagem Estrutura de Consulta. Ou, em inglês Structured Query Language - SQL.
E, por mais que haja um burburinho sobre base de dados NoSQL(que só é novidade pra quem nasceu depois da década de 1980), as base de dados relacionais ainda guardam a maior parte das informações dos sistemas de informação atuais.
Mesmo que você não queira se meter com programação, usar uma base de dados relacional para organizar aquelas planilhas de Excel com dezenas de milhares de linhas e abas vai aumentar ordens de grandeza sua produtividade e deixar sua vida mais fácil.
É com essa intensão que apresento esse tutorial de SQL em que você irá aprender o uso dessa ferramenta enquanto tenta desvendar o autor de um assassinato. O que nos leva de volta a origem dos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Relacionais.
Aproveitem:
The SQL Murder Mystery