Ano acabando, gostaria de deixar aqui um breve relato da minha experiencia como investidor:
Comecei a investir nos meados de 2016, queria lucro, dinheiro rápido e rentabilidade. E como já devesse de esperar comecei no trade. Fiz um mês daquilo e vi que não era pra mim pois eu ficava muito ansioso.Coloquei tudo no tesouro direito, ao fim de 2016, comecei olhar pra ações, mas não com a visão de sONcio, ainda permanecia a ideia de lucro fácil, "bolsa cassino". Sem análise própria nenhuma, segui a carteira recomendada de um corretora, era exatamente dia 17/05/2017. No dia seguinte, a bolsa abria em queda de - 10%, circuit breacker, caos. Como eu não sabia exatamente pq eu tinha aquelas ações, acabei zerando a posição e voltei tudo pro tesouro direto e amargando aquela situação até o final do mesmo ano.
Fiquei todos esses meses refletindo o que eu tinha feito de errado desde o inicio, e fui voltando para a bolsa, desenvolvendo a minha politica de investimento de forma mais séria, estudando as empresas, fugindo de analista, oportunidades e etc. Ao fim de 2018, conheci a bastter, que ajudou a me amadurecer mais rápido ainda como investidor.
Hoje, na minha carteira, sei o motivo de cada ativo estar ali, foco no longo prazo, cotação não serve de nada e recentemente comecei a minha diversificação internacional.
Quero agradecer a toda equipe Bastter e aos participantes do fórum que ajudam a todos que pedem ajuda.
Bom final de ano e boas festas.