Livro Autoajuda
Pare de reclamar e concentre-se nas coisas boas
Will Bowen
Por que gostamos de reclamar? Por que emitimos opiniões negativas sobre tudo e todos? De acordo com o autor, reclamar é um hábito que todos temos, cujas raízes são sociais. Reclamamos para ter maior aceitação nos grupos em que estamos, e assim, obtemos reconhecimento e inserção social. Reclamar, então, une as pessoas.
Porém, reclamar não é um bom hábito, pois, em vez de focarmos nossa atenção em pontos positivos, focamos nos pontos negativos, nos fixando em observar o que está errado e o que poderia melhorar, gerando uma postura de insatisfação generalizada em nossa vida, que não nos faz bem. Assim, o costume de reclamar, apesar de ser um comportamento socialmente aceitável, não nos torna pessoas melhores nem nos faz mais saudáveis, e deveríamos nos esforçar para minimizar nossas reclamações e queixas.
Resumidamente, o método ensinado no livro consiste em colocar uma pulseira (dessas simples, de borracha) em um dos braços, e estabelecer uma meta temporal (sugestão do livro: 21 dias, prazo citado frequentemente para a criação de um novo hábito). Sempre que se perceber que se está reclamando, deve-se trocar a pulseira de punho e reiniciar a contagem.
O que acontece é que as pessoas levam muito tempo para completar os 21 dias propostos, talvez até meses, ou anos, porém, nesse processo, acabam tendo muito mais envolvimento e consciência do que falam aos outros, o famoso "pensar duas vezes antes de falar". Assim, parar de reclamar seria uma consequência desse processo, pois estaríamos muito mais atentos à qualidade daquilo que buscamos transmitir aos outros. Parar de reclamar seria quase uma remodelação de nossos pensamentos, pois trabalharíamos nosso foco para aumentar a busca por pontos positivos em qualquer coisa que seja.
A linguagem é simples e a leitura é fluida e rápida, e a ideia principal é fácil de entender e muito aplicável aos dias atuais.
Ver mais detalhes e avaliar