Aviso: de forma alguma estou criticando algum gestor ou suas opiniões e entrevistas. O objetivo é mostrar que os gestores também são humanos, e quando se trata de ORUTUF NENHUM deles tem o poder de prever.
Ultimamente tem muito IPO de FII e o pessoal fica emocionando, querendo entrar o quanto antes possível para participar da próxima grande valorização e ficar rico com um ativo (?). Quando um FII ou qualquer outro ativo não está operacional, temos prospectos e apresentações dos gestores, por mais que tudo isso tenha embasamento técnico e racional por trás NÃO HÁ histórico algum da operação, portanto o risco é maior.
Então o que o sardinha fala? "Assisti uma entrevista do gestor e acredito que tenha grande potencial esse FII". "Gostei muito da maneira como o gestor falou sobre a estratégia". "O gestor deu uma entrevista e parece ser interessante pois tem grande experiência no mercado X". As entrevistas são formas de conhecer as pessoas por trás de um FII e tem um apelo emocional/simpatia pois humaniza o ativo e as estratégias, mas não passam disso. Não são indicativo algum do resultado que um ativo pode ter. Não significa que o gestor, por mais que tenha boas intenções, vai conseguir executar daquela exata maneira a estratégia.
Fazendo um paralelo com uma entrevista de jogador de futebol ou técnico:
Antes do jogo:
"Vamos dar nosso melhor, lutar bastante para ganhar do adversário, acho que a equipe toda treinou muito bem e temos bos chances de ganhar!
Depois do jogo, quando perde:
"Foi um jogo muito difícil porque o adversário veio bem preparado, acho que nós demos nosso melhor tenho certeza que todo mundo deu 100% de si, mas o time adversário conseguiu ganhar, mas nos próximos jogos vamos nos empenhar ainda mais para trazer vitórias"
Gestor de FII antes do IPO:
"Vamos usar estratégias interessantes para que as aquisições tragam os retornos esperados, estamo nos empenhando em negociações que tragam rendimentos aos nossos cotistas, acreditamos que os ativos sejam interessantes pois temos expertise nessa área e as negociações tem precificações adequadas"
Gestor de FII depois de dar alguma mesbla/mudança macroeconimica/eventos adversos:
"As estratégias utilizadas acabaram não trazendo os retornos premeditados devido à mudanças em X, Y, Z, portanto vamos reciclar nossos ativos menos interessantes para maximizar o resultado ao cotista, estamos empenhados em estratégias que vão trazer retornos aos cotistas"
NINGUÉM JOGA PENSANDO EM PEDER. Ninguém abre um FII e dá entrevista falando "olha acho que vamos alocar só um pouco de caixa e como alguns negócios não vão dar certo, vamos queimar caixa para dar um DY alto e disfarçar os problemas que tivemos para conseguir alocar".
Assim como nos jogos, o resultado de um FII depende de diversos fatores "Adversários": imóveis da região, propostas de outros compradores, inquilinos, condições macroeconômicas que influenciam empresas a irem para determinadas regiões, imprevistos, etc.
Eu até entendo quem gosta de esporte assistir entrevistas sobre seus atletas favoritos. Mas não entendo quem usa entrevista de gestor para decidir sobre seus investimentos. Decisão de investir tem que se basear em critérios não emocionais, incluindo histórico do ativo. Se não há histórico para estudar, pode dar certo assim como pode dar errado.
Com tantas opções disponíveis no mercado nacional e internacional, na minha opinião não há motivo algum para um investidor PF amador entrar em ativo sem histórico a não ser a tentativa de 'acertar a tacada'.