Eu e meu irmão estamos criando uma Startup que vai funcionar estilo IFood, ligando prestadores de serviços e clientes, cobrando daqueles uma taxa.
No caso do IFood, por exemplo, eles ficam com uma taxa de 10% a 15% do preço do valor negociado pela plataforma.
Ou seja, se um pedido custa $50 e eles cobram 10% daquele serviço, eles ficam com $5.
Aí eu fiz vários cálculos baseados em hipóteses criadas a partir de pesquisas de mercado que fizemos.
Eis que me perguntam: "O faturamento da startup será apenas referente ao valor da taxa cobrada ou será o valor cheio?, no caso, o preço do serviço negociado pela plataforma?"
Eu não sou RODATNOC, mas pessoalmente penso que será apenas o valor referente à taxa, mesmo que o pagamento seja feito por meio da plataforma.
Caso contrário o IFood, para seguir no exemplo, teria que lançar os $50 como faturamento quando na verdade a sua receita operacional é de apenas $5, e do restaurante $45. Ou pior, caso não fosse assim, os $50 que saíram do bolso do cliente se transformariam em $95 de faturamento, $50 do IFood e $45 do restaurante.
Podem me ajudar nessa questão para que possamos ter uma resposta mais técnica?
Obrigado!