Fala galera!
Sou Fisio. No meu consultório, de uns tempos para cá, tenho recebido DIVERSOS casos de atletas amadores, das mais diversas atividades (futebol, corrida, ciclismo, futevolei, etc...) que apresentam dores/limitações das mais variadas (dor lombar, sindrome patelofemoral, instabilidades).
Percebo que, em praticamente todos os casos, os pacientes não realizam nenhuma atividade "preparatória". No máximo uma musculação + o esporte fim.
Sou um adepto de prática baseada em evidências. Em resumo, basicamente todos os guidelines (guias) de prevenção/tratamento das diversas "lesões" baseiam se em exercícios especializados.
Nos EUA, existe um conceito chamado de "Prehabilitation", (pré-reabilitação) onde é feito esse programa de exercícios preparatórios. Seria algo na linha do treinamento funcional, mas que pelo menos na minha região, acabou se tornando uma atividade fim, por diversas vezes lesionando a pessoa.
Eu gostaria de saber se vocês praticam algum tipo de "preparação" para suas atividades-fim. É lógico que, quanto melhor orientado o exercício, maior a chance desta preparação ser realizada. Pergunto pois é uma área que me interessa muito, a qual pretendo investir em formação esse ano e talvez expandir meu negócio.
Exemplos de atividades de preparação: exercícios educativos do esporte-fim, pilates, treinamento funcional...
Valeu!