Boa tarde, há algum tempo tenho visto grande emissão de moedas em diversos países, inclusive países em que a moeda é considerada forte.
Pensando no longo prazo, tenho adotado contratos com cláusula de possibilidade de alteração de moedas, caso a inflação fique elevada e a moeda de curso forçado seja corroída. Semelhante ao que era utilizado no passado no Brasil, quando a inflação era absurda.
Tenho olhado com receio os títulos públicos de longo prazo na minha avaliação de risco e ajuste de carteira, fiquei com dúvida em relação às ações e FII's também, as quais ainda entendo terem uma relação risco/retorno melhor a longo prazo.
A dúvida é, no caso de ações e FII's (distribuição de rendimentos, JCP's ou dividendos), estipulando um cenário de longo prazo de desvalorização total da moeda, é possível alterar a moeda utilizada, ou estamos limitados à moeda corrente de curso forçado (Real para o Brasil, Dólar para stock's, Euro...) até o infinito?
Não encontrei informação a respeito. Há alguma regulamentação que proíba/permita a distribuição em outra moeda? Ex.: a Ambev distribuir em dólar ou a Nike distribuir em Bitcoin.
Desde já agradeço.