Olá pessoal, de maneira prática, elaborei um método de como o amor funciona e como mantê-lo sempre saudável.
ANÁLISE COM FOCO NOS INDIVÍDUOS EM SI:
1. Conexão Física (Eros, em grego). Essa é a atração física. Lembrete: não significa apenas “achar” a pessoa bonita, mas sentir-se ATRAÍDO fisicamente por ela. Nem todos que achamos bonitos nos atraem.
2. Conexão Mental (Philos, em grego). É a convergência dos interesses, visões de mundo, convergência de fé, de mentalidade, de maturidade.
3. Conexão Amorosa (Ágape, em grego). É você ter a caridade, o amor que foi difundido pelo Cristianismo. É amar a pessoa de forma a fazer sacrifícios para com ela (exemplo: só tem um pedaço de pizza que você ama, e você repartir ao meio com ela).
Percebe que quanto mais similaridades vocês tiverem, melhor? A frase “os ospostos se atraem” não existe!!
Certo, havendo compatibilidade nesses 3 pontos, vamos passar para a próxima fase, que envolve a MANUTENÇÃO do relacionamento:
ANÁLISE COM FOCO NO COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS:
1. Carinho. É a consequência da Conexão amorosa, do Ágape. Você deve tratar sempre com carinho a pessoa, com amor, fazendo sacrifícios.
2. Não Dependência. A Dependência emocional é causa de falta de desejo no relacionamento. Muito carinho torna a pessoa pegajosa e o cônjuge pode enjoar de você. Por que as pessoas traem? Basicamente pq o casamento entrou na rotina, não tem mais o que conhecer, falta emoção... como evitar isso? Desenvolva-se! Deixe seu parceiro um pouco para você (e ele/ela) se desenvolver! Faça cursos, aprimore-se, por que um pouco de distanciamento do cônjuge faz com que o desejo retorne e permaneça, isso pq o ser humano perde p tesão por aquilo que está sempre disponível!
Ou seja, NEM muito carinho, NEM muita frieza. Ame a pessoa mas cuidem de si mesmos, vocês são 2 indivíduos completos, essa coisa de “Metade da laranja” não existe.
Livros que me baseei:
1. “O Corpo Fala”. Pierre Weil
2. “Por que ele? Por que ela?”. Helen Fisher
3. “Amar ou Depender”. Walter Riso
4. “A Equação do Casamento”. Luiz Hanns
4. Palestra do Ted
Talks. (Clique aqui)