Acho que todos os dias tem tópico sobre isso, mas ontem foi minha vez de usar a reserva e manter a paz. Ontem fomos fazer o primeiro passeio com nosso cachorrinho de 3 meses, após a rodada de vacinações. Fomos em um parque perto de casa, à noite, praticamente vazio. Corremos bastante com ele, sempre na coleira. Do nada chega um casal com um cachorro enorme, macho não castrado, solto sem coleira. O cachorro corre até nosso cãozinho, rosna, o nosso tenta sair, o outro morde ele por traz do pescoço e começa a balançar. Eu e minha namorada nos metemos pra separar, nosso cachorrinho gritando, e os donos não conseguindo controlar o outro cachorro. Minha namorada levou uma mordida na mão do outro cachorro, eu levei uma do meu, que estava desesperado. No fim conseguimos separar, pegamos o contato da pessoa e corremos pra uma clínica veterinária 24h. A dona do outro cachorro falou que pagaria os custos, na hora nem pensamos nisso, só levamos ele pra clínica correndo.
Graças a deus as feridas não foram graves, ele tomou anestesia, tomou uns pontos, passou a noite internado, mas vai ficar bem. Logo depois fomos pro hospital de gente pra mordida da minha namorada, que não foi grave, e ela já está tendo o acompanhamento médico por causa do risco de raiva.
A conta do vet foi bem altinha, atendimento emergencial, anestesia, internação, remédios etc. A dona do outro cachorro nos perguntou como ele estava, quando falamos que estava internado sob anestesia ela já começou dizendo que iria pagar mas que agora está sem condições e não sei mais o que, ou seja, já sei que não vai pagar nada.
Alguns parentes nossos já começaram a dizer pra gente chamar polícia, processar a mulher pra pagar etc. Curiosamente eu, que geralmente sou bastante ansioso e trabalho pra ser menos reativo, nessa hora fiquei bem calmo e nem fiquei pensando nisso. Não quero chamar polícia muito menos ficar brigando na justiça com gente maluca por causa de valor que no grande esquema da vida é insignificante. Só tô feliz que não foi nada mais sério, que pude oferecer tratamento bom pro meu cãozinho (e que poderia oferecer também pra namorada, claro, mas a referência local pra mordida de animais é do SUS, onde surpreendentemente fomos muitíssimo bem atendidos). Só o que eu quero agora é socializar meu cachorro com outros cachorros mansos pra que ele não cresça com medo e não reaja com agressividade com outros cachorros, o que pode acontecer por causa do trauma, primeira vez dele na rua e acontece isso. Até porque ele vai ser grande e não quero que ele faça a mesma coisa com um cachorro menor no ORUTUF.
E fica de alerta pra quem tem cãozinho aqui, a veterinária falou que é bem comum nos parques acontecer esse tipo de coisa, muita gente sem noção deixa cachorros grandes soltos e eles acabam machucando os menores, às vezes muito mais gravemente do que o que aconteceu com a gente.