Diversificação é fundamental para tranquilidade e retorno nos investimentos, mas até quanto vale ter vários ativos, deixando cada um com uma representatividade muito pequena do seu patrimônio? Ter algo entre 100-200 ativos, vai fazer com que cada um represente até menos que 1% do total. Temos que ter cuidado para não ir longe demais deixando bons ativos com pouca relevância? O objetivo de tanta diversificação pode ser interessante para ter algumas tenbagger na carteira, mas também pode deixar ações excelentes – porém mais maduras – com pouca representatividade no portfólio. Gostaria de trazer a discursão para evoluirmos como comunidade.
Boas empresas...
Os últimos tópicos trazidos por @Oxe e pelo @Bastter, falando sobre análise simplificada de ações, o que acredito bastante, pois atualmente vejo poucas coisas como ON com liquidez, LL crescente e uma dívida controlada. Com isso já filtramos boa parte das ações brasileiras, mas ainda sim temos umas 30 boas empresas.
Tenbaggers
Também se fala que com diversificação a chances de ter algumas tenbaggers na carteira aumenta, de fato, porém nesse ponto precisa de cuidado, não se deve diversificar com esse objetivo, pois acaba incluindo ativos de recente IPO ou sem grandes resultados históricos.
O foco tem que ser em boas empresas, com resultados consistentes. 5 anos de LL crescente, com dívida controlada, pode começar a ser interessante. Mas expectativas de Turnaround esquece! IPO recente tem seus riscos.
As empresas que mais gosto são consolidadas (ex: LREN, WEG, etc) tendem a apresentar bons retornos, mas dificilmente igual a uma tenbagger.
Diversificar, mas até quanto?
Li em alguns posts algo como 150 ativos, aqui é o ponto que quero chegar. Normalmente se faz um planejamento pessoal com % de RF e RV. Eu também faço, mas não é constante ao longo da vida. A medida que o patrimônio vai aumentando o % em RF vai ficando menor, pois ele funciona para me proteger, mas ter algo entre 2 a 5 anos da despesa mensal em RF seria excelente, o resto vou colocando na RV. Mas mesmo que se tenha 80% em RV (ações, FIIs, Stocks), penso em no máximo 40-80 ativos. Com isso cada um representa 1,0% a 2,0% do patrimônio total. Depois que completar essa quantidade, ficaria apenas nelas, aportando nas que forem ficando para trás no %.